quarta-feira, 13 de junho de 2012



O relógio astronómico de Praga é já um símbolo desta cidade, com centenas de turistas a aglomerarem-se na praça a cada hora para ver o espectáculo representado a cada troca de hora.
Este relógio foi construído no sec. XV, a pedido de um rei que queria um relógio como não houvesse igual no Mundo. Conta a lenda que, para que o mestre relojoeiro que construiu este relógio não pudesse nunca fazer nenhum igual ou melhor, os conselheiros do rei mandaram cegá-lo.
Quando ao fim de alguns anos, o relojoeiro descobriu por acaso quem o tinha mandado cegar, pediu ao filho que o levasse até ao relógio e dele retirou uma peça da engrenagem e parou o relógio. O problema é que este relógio é de tal forma complexo que durante muito tempo ninguém o conseguiu reparar.

No fundo do mostrador está representada a Terra, em torno da qual se movem o anel zodiacal, o sol e a lua, sendo também possível ver a fase em que a lua se encontra. É uma obra deveras engenhosa, mesmo para o século XXI.  

A cada hora certa, acontece o show da mudança da hora:
As quatro figuras laterais movem-se. Elas representam quatro coisas desprezadas naquele tempo: a vaidade (com o espelho), a avareza (com a bolsa das moedas), a morte, e o Turco. Ao mesmo tempo, os 12 apóstolos vão aparecendo à vez nas duas janelas acima do relógio.



Sem comentários:

Enviar um comentário