O VI Comité Inter-Governamental da UNESCO aprovou hoje em Nusa Dua, na Indonésia, a integração do Fado na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
(A distinção é) "uma coisa maravilhosa para o Fado e para o nosso país» - Maria da Fé (fadista)
«Se o fado passar a Património da Humanidade terá “muito mais visibilidade” e a liturgia poderá dedicar “mais atenção” à missa cantada em fado» (na Igreja do Sacramento, Lisboa) - José Campos e Sousa.
«E ouviu-se o fado. Muito bom e muito bem. Estamos muito felizes e com imensa vontade de partilhar essa alegria com todos os que trabalharam nesta candidatura, com todos os que constroem o fado, com todos os nossos artistas, todos os nossos parceiros, as instituições envolvidas, os investigadores, a equipa do Museu do Fado. É uma alegria muito grande» - Sara Pereira (Dir. Museu do Fado)
«Finalmente tocou-se o fado. Tocou-se o fado e acho que foi um grande tributo que a UNESCO prestou aos fadistas, aqueles que têm cantado, que têm tocado, que têm composto, aos poetas que têm dado as suas letras ao fado e que são aqueles que justificam nós estarmos hoje aqui e que asseguram a grande salvaguarda do fado, dando-lhe futuro e perenidade» - António Costa (Pres. CM Lisboa)
Sem comentários:
Enviar um comentário