sábado, 28 de maio de 2011

As estrelas de diamantes e pérolas que usava no cabelo tornaram-se a "imagem de marca" da Imperatriz Elisabeth da Áustria (Sissi), um mito de beleza imortal do século XIX.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Procura-se um amigo

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

Vinicius de Moraes

White Nights

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nós e...  AS FORMIGAS


O comprimento das formigas varia de 1,6 mm a quase 5 cm. A maioria das espécies são vermelhas, negras, castanhas ou amarelas, mas existem algumas verdes ou de um azul metálico. E, como outros insectos, elas têm seis patas.

Existem cerca de 10 mil espécies de formigas, espalhadas pelos mais diversos tipos de clima no Mundo
 
O sentido mais desenvolvido da formiga é o do faro. As formigas conseguem seguir sempre o mesmo caminho porque depositam uma feromona que indica o caminho que todas devem seguir para encontrar alimento e para depois voltarem para o formigueiro.

 As formigas também são fortes. Muitas delas são capazes de erguer pesos 50 vezes superiores aos de seus corpos.

As formigas não possuem pulmões. O oxigénio entra através de pequenos buracos por todo o corpo e dióxido de carbono sai através dos mesmos buracos.

 As formigas espreguiçam-se pela manhã quando acordam!



sábado, 14 de maio de 2011

As Perguntas Verdadeiramente Importantes  

As perguntas verdadeiramente importantes são as que uma criança pode formular - e apenas essas. Só as perguntas mais ingénuas são realmente perguntas importantes. São as interrogações para as quais não há resposta. Uma pergunta para a qual não há resposta é um obstáculo para lá do qual não se pode passar. Ou, por outras palavras: são precisamente as perguntas para as quais não há resposta que marcam os limites das possibilidades humanas e traçam as fronteiras da nossa existência.
 
Milan Kundera, in  "A Insustentável Leveza do Ser "

sábado, 7 de maio de 2011

Quando milhões de homens se juntaram às forças armadas, as mulheres assumiram um papel activo na II Guerra Mundial e assumiram muitos empregos remunerados, que anteriormente tinha sido ocupado por homens - como caixa de banco, vendedor de calçado ou de mecânico de aviões.
Como forma de atrair jovens para as fábricas, os publicitários mostraram as mulheres trabalhadoras como algo glamouroso e até mesmo na moda.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Grande Barreira de Coral é o maior recife de coral do Mundo, com uma extensão de cerca de 2300Km, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland.

Neste ecossistema complexo vivem cerca de 1500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, 5000 a 8000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, entre outras.



segunda-feira, 2 de maio de 2011

Num recém-nascido o coração bate 120 vezes por minuto; numa criança ou jovem, entre 80 a 90 vezes e num adulto cerca de 70 a 80 vezes por minuto. 
Isto quer dizer que o coração bate, aproximadamente 100 mil vezes por dia, 3 milhões de vezes por mês e 37 milhões de vezes por ano.
Maio é o mês do coração
.