No próximo dia 7 de Outubro, em Oslo, na Noruega, será anunciado o laureado com o Prémio Nobel da Paz de 2011.
Alfred Nobel nasceu em Estocolmo em 21 de Outubro de 1833.
Com a idade de 17 anos, e durante um período de dois anos Alfred Nobel visitou a Suécia, Alemanha, França e Estados Unidos.Em Paris, a cidade de que chegou a gostar mais, conheceu o jovem químico italiano Ascanio Sobrero, que, três anos antes, tinha inventado a nitroglicerina, um líquido altamente explosivo.
Nitroglicerina foi produzida pela mistura de glicerina com ácido sulfúrico e nítrico. Foi considerada perigosa demais para ser de alguma utilidade prática.
Após o seu regresso à Suécia em 1863, Alfred Nobel concentrou-se no desenvolvimento de nitroglicerina como explosivo, para utilizar na área da construção civil. Várias explosões, incluindo uma (1864) em que seu irmão Emil e várias outras pessoas foram mortas, convenceu as autoridades que a produção de nitroglicerina era extremamente perigosa.
Para tornar o manuseio mais seguro de nitroglicerina Alfred Nobel experimentou com diferentes aditivos. Ele logo descobriu que a mistura de nitroglicerina com kieselguhr iria transformar o líquido numa pasta que pode ser moldada em barras de um tamanho e forma adequada para inserção em furos.
Em 1867 ele patenteou este material com o nome de dinamite. Para ser capaz de detonar a dinamite ele também inventou um detonador.
O mercado de dinamite e detonadores cresceu muito rapidamente, e Alfred Nobel também provou ser um empresário muito habilidoso e homem de negócios.
Alfred Nobel morreu em San Remo, Itália, a 10 de Dezembro de 1896.
Quando o seu testamento foi aberto veio como uma surpresa: que sua fortuna seria usada para prémios de Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz. Foi formada a Fundação Nobel como uma organização para cuidar dos activos financeiros deixados por Nobel para este fim, e para coordenar o trabalho das Instituições de atribuição do Prémio. Este testamento foi contestado por parentes e questionado por autoridades em vários países.Porque se diz que os indivíduos e organizações que receberam o Prémio Nobel são laureados com o Prémio?
A palavra "laureado" refere-se a ser representado pela coroa de louros. Na mitologia grega, o deus Apolo é representado usando uma coroa de louros na cabeça. Uma grinalda laureal é uma coroa circular feita de galhos e folhas do louro (em latim: Laurus nobilis). Na antiga Grécia, coroas de louros foram concedidas a vencedores como um sinal de honra - tanto em competições atléticas como encontros de poesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário