Um estudo da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha indica que dar uma boa gargalhada liberta substâncias químicas que agem como um analgésico natural.
Para testar a hipótese, os cientistas mediram as reacções de voluntários à dor - por exemplo, colocando um saco de gelo sobre o braço para medir quanto tempo aguentavam.
Depois, foram divididos em dois grupos - o primeiro assistiu a um vídeo de comédia de 15 minutos, e o outro assistiu a um filme que os investigadores consideraram entediante, como um programa de golfinhos.
Quando foram novamente submetidos à dor, os que tinham dado gargalhadas foram capazes de suportar até 10% mais dor que antes de rir, indicou a pesquisa.
Já os que assistiram a programas entediantes foram menos capazes de suportar dor que antes de assistir ao filme.
O coordenador da pesquisa acredita que uma risada incontrolável liberta endorfina, uma substância química que não apenas gera uma certa euforia como actua como analgésico.
Certos alimentos, como chocolate ou pimenta, também podem levar a maior secreção de endorfinas. No caso da pimenta, quanto mais picante, mais endorfinas são segregadas. A libertação de endorfinas após a ingestão de chocolate provavelmente explica os sentimentos reconfortantes que muitas pessoas associam a este alimento e o desejo por chocolate em tempos de stress.
Sem comentários:
Enviar um comentário